terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dezembro é tempo de contagem regressiva


Dezembro é o mês em que costuma-se refletir sobre a vida e fazer uma retrospectiva do ano que está acabando. Também é a época em que as pessoas tentam resolver em um mês tudo aquilo que não resolveram em um ano. E se estressam porque percebem que não vão conseguir dar conta de tudo, é claro. Dezembro é mesmo um mês atípico. Cansativo. Mas será que tem que ser sempre assim? Que tal fazer com que esse fim de ano seja um pouco mais leve? 



Parte do ritual de passagem de uma etapa para outra, é a reorganização do espaço em que vivemos. Através de atos concretos como esvaziar caixas, arrumar gavetas e trocar os móveis de lugar, podemos reavaliar nossas vidas. É como se os objetos que guardamos ao longo do ano nos ajudassem a relembrar um pedacinho de nossas experiências.

Portanto, a reestruturação do espaço físico representa também uma reestruturação interna, ou seja, das nossas memórias e dos nossos sentimentos no decorrer do ano. É uma forma de exorcizar os fantasmas interiores e preparar-se para uma nova etapa de vida que virá com o ano que está por chegar. E você, já iniciou seu processo? 

Seguem algumas dicas para preparar-se para o ano novo da melhor maneira possível:


Liberte-se. Para renovar é preciso desapegar. Deixar ir embora. A energia precisa fluir; por isso, doe as roupas que já não servem mais. Jogue fora as que não podem mais ser aproveitadas por outras pessoas. Descarte sentimentos e objetos quebrados, papéis inúteis, revistas velhas e mágoas antigas. Mas não esqueça de reciclar! É preciso reciclar objetos e também as emoções. Esvazie seu peito, jogue seus sentimentos para fora e se sentir vontade, chore. Chore até não querer mais. Perdoe aqueles que te machucaram, pois o maior beneficiado será você mesmo. Tire o peso de cima de seus ombros e libere a energia negativa para que você sinta-se livre, renovado.  


Analise suas forças e fraquezas. Descreva suas qualidades e suas limitações segundo seu próprio ponto de vista, considerando os diversos setores de sua vida. Veja o que você pode fazer concretamente para reforçar seus pontos positivos e como você pode compensar e melhorar seus pontos fracos. Não sinta pena de si mesmo e encare as frustrações como um aprendizado, mas não seja cruel em sua autocrítica. Ela serve para ajudar a melhorar, não para punir.


Planeje. Estipule metas claras e realistas, sem cobrar-se em demasia. Coloque no papel aquilo que você terá que fazer para alcançar seus objetivos e não esqueça dos prazos! É importante estipular prazos para que você possa administrar suas ações de forma mais objetiva e eficiente. É através da ação que os sonhos tornam-se realidade; por isso, não deixe para depois. Encerre o ciclo e abra seu coração para as coisas boas que o ano vindouro te reserva.



Calma.  um passo de cada vez. Não adianta impor a si mesmo metas grandiosas, pois você pode ir ainda mais longe com metas simples e pequenas, desde que bem gerenciadas, objetivas e com foco no resultado. Reavalie suas metas periodicamente e reveja as atitudes que você está tomando para concretizar essas metas. Se sua estratégia não estiver funcionando, mude! Não tenha medo de mudar. As avaliações periódicas ajudam a diminuir o estresse do final do ano, uma vez que aos poucos fica mais fácil para você controlar e ajustar os planos estipulados no começo do ano. 


Receba o ano novo de braços abertos, com carinho e faça com que ele seja maravilhoso. Muitas das coisas que a gente atribui ao astral, aos planetas, ao destino, etc, depende de nós, das nossas atitudes, da nossa forma de encarar o mundo e de lidar com as adversidades. Às vezes não é nada fácil, mas acredite no seu potencial de mudar sua própria vida para melhor sem esperar que o destino ou os outros façam isso por você. 

Portanto, o que você está esperando? Tire seus sonhos do papel e mãos à obra! 

Dedico esse post a todos aqueles que acompanharam o blog Psicologia e Atualidades ao longo do ano. Vocês são minha maior inspiração. Tenham um 2014 com muita luz e atitude! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário